Hibisco – Hibiscus rosa-sinensis L.
Nome Popular: mimo-de-venus, hibisco-da-china
HIBISCO
Nome científico: Hibiscus rosa-sinensis L.
Família: Malvaceae.
Nomes populares: hibisco, mimo-de-vênus, hibisco-da-china, graxa-de-estudante, graxa-de-soldado.
Etimologia: o nome deriva do grego ebisckos e ibiskus, termos estes utilizados por Dioscorides para indicar uma espécie de mauve.
Origem: Ásia Tropical.
Características gerais: arbusto de textura lenhosa, fibroso, de 3-5 m de altura. Existe um grande número de variedades cultivadas no país. As folhas são largas e as flores grandes, simples ou dobradas, de pétalas inteiras. As flores simples duram pouco mais que 24 horas e as dobradas duram cerca de dois dias.
Condições de cultivo: deve ser cultivado a pleno sol, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica com adubações periódicas para uma floração exuberante. Não tolera geada, mas suporta salinidade e sombreamento parcial.
Propagação: multiplica-se por estacas, alporques e por enxertia.
Usos: cultivado como planta isolada, em renques como cerca-viva ou em conjuntos.
Curiosidades: recebeu os nomes comuns de graxa-de-estudante ou graxa-de-soldado, pois suas flores eram usadas para engraxar sapatos, deixando-os bem brilhantes.
É a flor símbolo do Havaí, onde existem cerca de 5000 variedades. Em muitos países, sobretudo os africanos, faz parte da gastronomia. As folhas e flores de Hibiscus sabdariffa L. (vinagreira), podem ser usadas cruas ou refogadas, na forma de sucos, chás, geléias e saladas.
Segundo o horóscopo das flores, os nascidos sob o signo de hibisco (24/4 a 10/5), são pessoas originais, abertas a novas experiências, organizadas e extremamente comprometidas com o aprimoramento pessoal. Gostam de manter um convívio social amplo, são vaidosas e se preocupam em obter o reconhecimento dos outros.
Significados: os hibiscos significam ‘beleza efêmera’
Engenheira Agrônoma, MSc. Márcia de Nazaré Oliveira Ribeiro
Engenheira Agrônoma, DSc. Patrícia Duarte de Oliveira Paiva