Azaleia – Rhododendron x simsii Planch
Nome Popular: Azaleia ou Azaleia Belga
AZALÉIA
Nome científico: Rhododendron x simsii Planch.
Família: Ericaceae.
Nomes populares: azaléia, azaléia-belga.
Etimologia: do grego rhodos, ‘rosa’ e dendron, ‘árvore’.
Origem: China.
Características gerais: arbusto lenhoso, muito florífero, formado por hibridações e seleção entre várias espécies, principalmente Rhododendron indicum Sweet. Apresenta altura de 1,0 a 2,0 m, folhas decíduas ou semi-decíduas. As flores são variadas e coloridas: brancas, vermelhas, arroxeadas, róseas, simples ou dobradas; e surgem no outono-inverno, durando até a primavera.
Condições de cultivo: devem ser cultivadas a pleno sol, em solos ligeiramente ácidos, com regas regulares e, preferencialmente, em regiões de clima mais frio. Após a floração as plantas podem ser podadas.
Propagação: a multiplicação é feita por estacas.
Usos: utilizada como flor para vaso ou em jardins, como bordadura, em maciços ou em grupos.
Curiosidades: a azaléia está relacionada à deusa Minerva – deusa da sabedoria e da razão. No Reino Unido houve uma época em que era comum as moças colocarem pétalas de azaléia em seus cabelos ou sob seus chapéus de renda, na esperança de serem pedidas em casamento.
No Feng Shui, as azaléias simbolizam a ‘delicadeza’. Existem algumas espécies de azaléia, como a azaléia indiana, que florescem apenas na ‘época da morte’, trazendo muita alegria pra quem as vê.
Todos os rododendros contêm a toxina graianotoxina no pólen e no néctar, por isso o mel produzido a partir dessas plantas é venenoso. Todo o resto da planta é venenoso para os cavalos, especialmente as folhas. As folhas, flores e néctar quando ingeridas causam cólicas, náuseas, vômitos, contrações abdominais, diarréia, arritmias cardíacas, cefaléia e tonturas.
Significados: as azaléias, de maneira geral, significam ‘alegria de amar e perseverança’. Alguns significados mais restritos dependem da coloração de suas flores: azaléia rosada – amor à natureza; azaléia branca – romance; azaléia vermelha – significa que você ama a pessoa há muito tempo.
Engenheira Agrônoma, MSc. Márcia de Nazaré Oliveira Ribeiro
Engenheira Agrônoma, DSc. Patrícia Duarte de Oliveira Paiva