Flor Espirradeira
Nome Popular: Espirradeira
Flor ESPIRRADEIRA
Nome científico: Nerium oleander.
Família: Apocynaceae.
Nomes populares: espirradeira, oleandro, flor-de-são-josé, loandro, loureiro-rosa, loandro-da-índia.
Etimologia: Nerium deriva do grego nerion, fazendo referência a Nereus (deus do mar) e oleander deriva do latim olea (oliveira, devido ao formato de suas folhas) + dendron (árvore).
Origem: Mediterrâneo.
Características gerais: arbusto, lactescente, com porte de 3 a 5 m de altura. As folhas são coriáceas e persistentes. As flores podem ser de coloração branca, rosa ou vermelha e são formadas na primavera-verão. Podem ser simples ou dobradas, e ainda existem espécies com folhas variegadas.
Condições de cultivo: pode ser cultivada a pleno sol, em solo fértil. Recomenda-se a realização de poda anual para renovação da folhagem, formação da copa e estímulo da floração. Por ser muito tóxica, para manipulação recomenda-se o uso de luvas.
Propagação: sementes e estacas.
Usos: parques, jardins e na arborização urbana. Deve-se observar bastante o local de plantio pois, devido à toxidez que apresenta, não deve ser disposta em locais com fácil acesso de pessoas e ou animais.
Curiosidades: suas flores e folhas são tóxicas e uma única folha é suficiente para causar envenenamento: 18 g da planta são suficientes para matar um homem de 80 kg. De 15 a 20 g podem matar um bovino ou eqüino.
Possui oleandrina e neriantina como constituintes químicos. Há registros de morte de humanos por utilizar ramo desta planta como espeto de churrasco. Deve-se manter longe do alcance de crianças pequenas e cachorros.
Engenheira Agrônoma, MSc. Márcia de Nazaré Oliveira Ribeiro
Engenheira Agrônoma, DSc. Patrícia Duarte de Oliveira Paiva