Envie Flores para o Brasil
0 Items

Jasmim – Jasminum sp.

Nome Popular: jasmim-amarelo, mosqueta

JASMIM

Nome científico: Jasminum sp.

Família: Oleaceae.

Nomes populares: jasmim, jasmim-da-china, jasmim-dos-açores, jasmim-dos-poetas, jasmim-amarelo, jasmim-asa-de-anjo, mosqueta.

Etimologia: seu nome deriva da palavra persa Yasmin.

Origem: Ilhas Canárias, Índia, Himalaia, China, Malásia, Arábia e Arquipélago Bismarck do Pacífico.

Características gerais: são na maioria arbustos ou lianas. Apresenta folhas simples ou compostas, e as flores são tubulares, com pétalas muito perfumadas. Quase todas as espécies possuem flores brancas, mas existem flores com outras tonalidades. Dentre as espécies de jasmim, destacam-se: Jasminum azoricum, Jasminum mesnyi, Jasminum nitidum, Jasminum officinale e Jasminum polyanthum.

Condições de cultivo: devem ser cultivados a pleno sol, em solos ricos em matéria orgânica e bem drenados. Algumas espécies são tolerantes e resistentes a geadas.

Propagação: estacas e sementes.

Usos: os usos são bastante variados e característico de cada espécie, podendo ser cultivados para cobertura de pérgolas, cercas, grades, pórticos, portões, maciços e renques.

Curiosidades: seu aroma é adocicado e ocasionalmente usado na perfumaria. Na China, misturam-se flores de jasmim às folhas de chá, resultando em um delicioso aroma e sabor.

Como medicinal, o jasmim é indicado para quebra de estados crônicos de histeria, ansiedade, depressão e angústia. Também atua contra frigidez, impotência, insônia, distúrbios da menopausa, ansiedade, letargia, tristeza profunda, com ou sem causa conhecida. É antidepressivo, eufórico, e auxilia nos processos de falta de autoconfiança, na depressão e depressão pós-parto. Tanto o chá das flores de jasmim frescas como a tintura, aliviam, refrescam e estimulam.

Significados: são vários e dependem da cor; jasmim-amarelo – desilusão, jasmim-branco – amabilidade, jasmim-da-arábia – ternura e jasmim-real – sensualidade.

Engenheira Agrônoma, MSc. Márcia de Nazaré Oliveira Ribeiro

Engenheira Agrônoma, DSc. Patrícia Duarte de Oliveira Paiva