Flor Tango – Vara Dourada
Nome Popular: Vara Dourada, Solidaster
TANGO
Nome científico: Solidago x hybrida.
Família: Asteraceae.
Nomes populares: tango, vara dourada, solidaster, solidago.
Etimologia: o nome Solidago, deriva da palavra latina solida, que significa todo.
Origem: América do Norte.
Características gerais: planta herbácea rizomatosa, perene, ereta, com porte de 0,80 a 1,20m. As folhas são em forma de lança, afiladas e longas. As flores são amarelas, muito pequenas e delicadas, reunidas em capítulos dispostos em inflorescências ramificadas, formados durante o outono-inverno.
Condições de cultivo: deve ser cultivada a pleno sol, em solos férteis, permeáveis e enriquecidos com matéria orgânica, recebendo regas regulares. Na fase de crescimento vegetativo, em produções comerciais, se faz a complementação de fotoperíodo por meio de iluminação artificial.
Propagação: sementes, estacas ou divisão de touceiras.
Usos: flor de corte, canteiros, bordaduras e composições com outras ornamentais.
Curiosidades: a espécie Solidago chilensis Meyen, é considerada invasora no Brasil.
Esta planta possui propriedades medicinais similares ao Solidago virgaurea. As folhas e sementes servem para preparar chás. Pode ser usado como espessante de sopas e como hemostático. A raiz é aplicada como cataplasma em queimaduras. As flores tem ação analgésica, adstringente e antipirética. A planta ainda contém quercitina, composto útil no tratamento da nefrite hemorrágica.
O Solidago é a flor símbolo do estado americano do Kentucky.
Comercialmente é cultivado o solidaster, que é um híbrido, para a produção de flores cortadas. Existem diversas variedades.
Engenheira Agrônoma, MSc. Márcia de Nazaré Oliveira Ribeiro
Engenheira Agrônoma, DSc. Patrícia Duarte de Oliveira Paiva